01 fevereiro 2012

Como o Motion Blur pode fazer de você um melhor fotógrafo?

Hoje vou falar de como a técnica  Motion Blur pode ser útil e como ela pode tornar você um melhor fotógrafo.
Uma das grandes coisas sobre a intensificação das câmeras compactas para SLRs é a quantidade de
controle extra. As SLRs podem ser usadas em um conjunto quase infinito de combinações, uma das maneiras mais populares e eficazes para usá-las é com fotografias Motion Blur.



O fato de que o desfoque de movimento pode ser usada para criar imagens impressionantes em praticamente tudo, desde casamentos até em fotografia de esportes mostra sua utilidade.
Dominar os fundamentos do motion blur para diferentes configurações simplesmente adiciona uma arma extra para o seu arsenal de habilidades na fotografia que pode ser aplicado em uma quantidade quase ilimitada de situações fotográficas.
 É a utilidade do borrão de movimento(Blur) que serve para tantas situações que se você conseguir dominá-lo irá resultar um melhor fotógrafo(Você).

       Então o que há para aprender sobre o Motion Blur ? 
A primeira coisa a vir a enfrentar é a velocidade do obturador - algo que todos os fotógrafos(Amadores e Profissionais) estão familiarizado.
Vou simplificar, quanto mais tempo você deixar aberto o obturador da câmera, mais turva qualquer movimento dentro do quadro irá aparecer na foto.
Dependendo da câmera, a faixa de velocidade do obturador vai ser qualquer coisa de 1 / 4000  (muito rápido) até 30 segundos (muito lento). Muitas câmeras também tem configuração Bulb,que a exposição será durante o tempo que você pressiona o botão do obturador(ou seu controlador remoto).

Que problemas você pode ter com o Motion Blur ? 
 Talvez o problema mais comum que você irá enfrentar com a tentativa de motion blur é durante o dia quando a quantidade de luz que atinge o filme ou sensor, acaba deixando a foto mais exposta.
A solução mais simples é reduzir a luz que atinge o sensor, ajustando a abertura. Fechá-lo para baixo para f/22 ou similar vai ajudar. Um dos problemas deixando o f/22 ou similar é a profundidade de campo, mas isso tem gente que prefere bem fechada ou bem ampla, cabe ao gosto do fotógrafo.

A outra solução para os problemas associados com clicks de motion blur em ambientes diurnos é ajustar o ISO.
Diminuindo a sensibilidade do sensor à luz vale a pena experimentar se seus resultados são ainda mais expostos.Tente ISO 100 ou 50 para ajudar a limitar a exposição (com um bônus adicional de redução do ruído).Isso também irá permitir que você possa obter o desfoque de movimento com velocidades do obturador ligeiramente mais rápido que reduz a chance de borrões indesejados por causa da trepidação da câmara. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário